CENTRAL DOS ROMEIROS - Cuidados com a Saúde nos Dias de Romaria

 Boa alimentação e hidratação são fundamentais 

 


 O Romeiro, principalmente que precisa se deslocar de grandes distâncias até São Joaquim do Monte, deve manter o cuidado com a saúde. Algumas caravanas se deslocam de grandes distâncias, e a viagem em si já representa um grande desgaste. É mais que importante uma boa alimentação, com uma dieta rica em água, carboidratos e proteínas. 

Outro ponto importante é para aqueles que fazem uso de medicação controlada: não deixe de tomar os medicamentos nos horários prescritos, inclusive já estando participando do evento. Vários chamados de ocorrência são por aumento de pressão arterial ou desidratação. 

ALERTA ----> Foi constatado nas edições anteriores que algumas pessoas, se passando por "enfermeiros" ou "técnicos de enfermagem", inclusive vestindo jaleco branco estavam abordando romeiros no percurso para o Cruzeiro, oferecendo aferição de PA (Pressão Arterial) mediante uma "ajuda". NÃO PERMITA QUE TAIS PESSOAS FAÇAM QUALQUER PROCEDIMENTO E DENUNCIE À CENTRAL DE COORDENAÇÃO DA ROMARIA. 

 AS EQUIPES DE SAÚDE NÃO ESTARÃO ABORDANDO. Se porventura você se sentir mal, procure um POSTINHO ou PONTO DE APOIO que estarão adequadamente sinalizados. Lá você terá atendimento qualificado.

>HIDRATE-SE

 
*HIDRATAÇÃO é fundamental. Beba muita água, sucos, água-de-coco. Dê preferência aos sucos naturais e bebidas hidratantes. O percurso para o Cruzeiro exige o consumo de água devido às ladeiras e a exposição ao sol. Faça pequenas pausas no percurso para desacelerar e refrescar.  Boa parte das ocorrências registradas pela equipe de saúde estão aliadas a baixa hidratação.

>CUIDADO COM O SOL
 *Além do conhecido "chapéu de palha", identidade do romeiro, é importante usar PROTETOR SOLAR ou VESTIMENTAS COM PROTEÇÃO SOLAR.

*Abrigue-se do sol quente com pausas embaixo de copas de árvores, áreas sombreadas. Se possível, para pessoas mais idosas, a utilização de sombrinhas é recomendado, principalmente no percurso da cidade para o Cruzeiro.

 

>CUIDADO COM ALIMENTOS 
  Equipes da Vigilância de Saúde do Município estarão constantemente abordando vendedores de alimentos, verificando condições de manuseio, higiene, armazenamento e validade de produtos. No entanto, o romeiro deve considerar:

*Cuidado com alimentos vendidos. Se for consumir alimentação preparada na hora, a exemplo de cachorro-quente, sanduíches, frituras, é importante verificar condições de preparo, higiene, procedência dos produtos. Observe e o estabelecimento e/  ou ambulante estão adotando requisitos mínimos de higiene. 
*Cuidado com alimentos requentados. Considere o manuseio dos alimentos, levando em consideração o uso de toca, luvas, talheres limpos por quem prepara a alimentação.
 
*Examine a procedência da água que for consumida. No Cruzeiro serão instalados pontos para fornecimento de água potável, cuja procedência é de fonte de água mineral devidamente autorizada após testes de qualidade. Em caso de água comercializada, considere adquirir marcas conhecidas e rotuladas, evitando produtos embalados artesanalmente (bolsas, sacolas), ou outras procedências.



🙋EQUIPES MÉDICAS E DE ENFERMAGEM DEVIDAMENTE QUALIFICADAS E IDENTIFICADAS ESTARÃO À DISPOSIÇÃO EM PONTOS ESTRATÉGICOS. EVITE QUE PESSOAS NÃO AUTORIZADAS FAÇAM PROCEDIMENTOS, A EXEMPLO DE AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL, ORIENTAÇÃO, INDICAÇÃO DE MEDICAMENTOS. Pode ser perigoso para a sua saúde.

SE VOCÊ OU ALGUÉM SE SENTIR MAL, PROCURE IMEDIATAMENTE UMA EQUIPE DE SAÚDE E / OU POSTOS DE APOIO.

Postar um comentário

0 Comentários