A ROMARIA

 CIDADE ROMEIRA POR VOCAÇÃO


No período que Monsenhor José Escorel (In Memoriam) era pároco Frei Damião costumava visitar com assiduidade a Terra da Romaria. Foto: Acervo Histórico
 

A pequena São Joaquim do Monte, ladeada por altas serras, nasceu sob a fé. Não por acaso a Matriz de São Joaquim, Santo Padroeiro praticamente está situada num ponto privilegiado e central. Vocacionada desde sempre a ser uma cidade de fé e grandes expressões desse movimento.

Frei Damião de Bozzano se identificou com esta cidade, numa perfeita sinergia que o trazia para pregar, ouvir as pessoas e ser presença, qual seja, o Evangelho Vivo. Não demorou muito para que as Santas Missões se tornassem uma marca do lugar, arrebanhando multidões que vinham até a pé para participar de grandes encontros na cidade. Em 1993, Padre Pedro Antônio Filho, então pároco da cidade, deu o passo para a Primeira Romaria do Frei Damião realizada no mês de agosto. Uma multidão invadiu literalmente ruas e avenidas da cidade ainda com a presença do Frei Damião e seu companheiro de jornada, Frei Fernando. Tudo muito simples, mas com muita fé e dedicação. No ano seguinte, o evento foi repetido com a presença de um público ainda maior de romeiros. Com a partida do Frade Capuchinho para a Casa do Pai, sua memória foi preservada e as romarias seguiram acontecendo ano a ano.

Pela proporção crescente, Padre Pedro buscou investir numa infraestrutura que preparasse a cidade pequena para receber mais que o dobro de sua população nos dias da romaria. O Crescimento do evento foi notável e São Joaquim do Monte se tornou definitivamente a cidade da Romaria do Frei Damião.

A FORÇA DA FÉ

Após 23 anos a frente da coordenação da Romaria do Frei Damião, Padre Pedro, o idealizador e grande defensor da fé em Frei Damião, seguiu para uma nova missão em outra paróquia, mas deixou um legado inegável. Padre Isael Torres, atual pároco, abraçou o desafio e deu continuidade a este precioso bem deixado para os romeiros, desta forma homenageando em vida o Padre Pedro das Romarias, como é conhecido o religioso. 

É a força da Fé que ano a ano faz de uma cidade pequena um grande memorial de fé, a Jerusalém da religiosidade popular. No coração do romeiro, o final de agosto e início de setembro é o compromisso de ir até São Joaquim do Monte para "visitar" o cruzeiro, rezar e participar de uma grande confraternização. É a força que desloca uma massa que ultrapassa os cem mil romeiros anualmente e com crescimento ano após ano. 

O Evangelho Vivo que é o Frei Damião.

A ROMARIA 


A Romaria do Frei Damião é um mega evento de Fé e Devoção


A Romaria do Frei Damião, em sua 26ª edição terá uma programação voltada à religiosidade popular e cultura. Os destaques serão as missas de hora em hora, apresentações religiosas, momento de evangelização, caminhada do Bote-Fé; procissões e confissões. 

Uma grande estrutura será montada, com o apoio da Prefeitura local e do Governo do Estado de Pernambuco. Uma estratégia para grandes eventos será desenvolvida, adaptando a cidade para receber a multidão e público flutuante na semana do evento. Providências em termos de segurança, acomodações, comunicações, elétrica, ordenamento do trânsito, organização de comerciantes e outras providências obedece a critérios comparados a eventos do porte do São João de Caruaru e outros eventos de grande repercussão. 

"A Romaria vai ser feita pelos romeiros, pois a romaria é deles: não é de padre, bispo, religioso; mas desse povo devoto do nosso querido capuchinho, que tanto amou o Nordeste e São Joaquim do Monte", ressalta Padre Isael Torres.