4º Domingo - Frei Damião e sua dimensão evangelizadora

"Uma pregação centrada na simplicidade evangélica e na consciência do arrependimento e conversão. Frei Damião, pelas estradas do Nordeste convocava com seu andar rápido e a sineta repicante a todos para oração".


Sou de uma geração que já conheceu o Frei Damião em sua fase final de vida evangelizadora e os momentos mais difíceis, consumando na partida do frade. Lembro das missões e romarias realizadas em São Joaquim na cidade e de como aquela presença modificava a rotina da cidade e da região. Ele era aguardado em Camocim de São Félix, no antigo trevo de acesso por uma grande quantidade de carros, motos, bicicletas. Quando o veículo, dirigido por Frei Fernando Rossi cruzava os demais em buzinaço, seguia-se uma gigante carreata rumo à terra da romaria.

Uma grande queima de fogos saudava o ilustre visitante. O sino com seu tocar tradicional badalava feliz e vivas aos frade, acenos na calçada, choros, pedidos de bênçãos eram lançadas de canto a canto pela mutidão que se espremia nas equinas e ruas e terminavam seguindo os carros até a praça central, essa que seria o palco de um grande espetáculo de fé.

Encontrei essa preciosa descrição no site Frei Damião de Bozzano, numa busca na Internet que vale a pena transcrever na íntegra:

A Missão geralmente começava na segunda-feira. Ao cair da tarde, o missionário era recebido á entrada da cidade e conduzido, geralmente em carreatas, à igreja matriz, ali dirigia as primeiras palavras à multidão que esperava, sedenta, ouvir a voz do Peregrino de Deus. À noite, rezava o terço com o povo, fazia o grande sermão, seguido da bênção do Santíssimo Sacramento, e, em seguida, confissão para os homens até meia-noite ou mais. Nas primeiras horas do amanhecer, às 4h30min., com a campainha na mão, acordava os cristãos: “Vinde pais e vinde mães…”, chamando as pessoas para a caminhada de penitência, seguida do canto do Ofício de Nossa Senhora ou das benditas Almas do Purgatório, e da celebração da missa e das confissões.
Frei Damião confessava mais de 12 horas por dia, celebrava com o povo o Sacramento do Perdão de Deus. Com carinho paterno, jeito terno e, às vezes, severo, ele orientava os corações para Cristo.
Durante a semana da Missão, havia encontros específicos com as mulheres, com os homens, com os jovens, catecismo para as crianças, visitas aos doentes e aos encarcerados. O encerramento dava-se no domingo com a procissão dos motoristas e bênção dos automóveis pela manhã e, á noite, o grande sermão com os últimos conselhos do missionário. Tinha uma pregação de conteúdo moral e apologético, propondo, assim, demonstrar a verdade da doutrina cristã católica, defendendo-a diante de teses contrárias, ou seja, sistematizando a fé cristã católica, sua origem, credibilidade e autenticidade. Fazia parte do Sermão a pregação que apontava para “Os Novíssimos”: Morte, Juízo, Céu e Inferno. Lembrando que o Livro do Eclesiástico contém um conselho fundamental para nossa salvação: “Em todas as tuas obras, lembra-te dos teus novíssimos, e jamais pecarás (Ecl. 7, 40). Assim se recordarmos sempre da morte, do juízo, do céu e do inferno jamais pecaremos. Se o mundo anda tão mal, é porque pouco se medita ou mesmo não se cogita seriamente sobre os Novíssimos. Os Santos, no entanto, não só os tinham sempre presentes, mas também pregavam sobre eles aos outros. Assim o fez e ensinou Frei Damião de Bozzano. 
A semente foi lançada e hoje, São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco celebra anualmente a memória do Frade com um dos maiores eventos de cunho religioso do Brasil. É a continuidade das Santas Missões em nossos tempos.

Em Pernambuco, a cidade da Romaria é o local do encontro dos romeiros. No Santuário do Frei Damião, um grande monumento, que pode ser avistado ao longe, abençoa a cidade e os romeiros. As caravanas se sucedem o ano todo, aos domingos e se congregam na Romaria do Frei Damião, no final de agosto ou início de setembro.

José Batista Neto - Jornalista
Fonte Consultada: http://www.freidamiaodebozzano.org/biografia/
Imagens: Divulgação / Internet

Postar um comentário

0 Comentários